Qual a importância do marketing pessoal para sua carreira?

10 de julho de 2016Marketing

O grande número de universidades e de faculdades que foram criadas no Brasil nas últimas décadas permitiu o acesso de milhares de profissionais ao mercado de trabalho. O tão sonhado curso superior, que antes era privilégio para poucos, tornou-se acessível para muitas pessoas. Esse fenômeno fez com que o número de candidatos a uma vaga se tornasse maior do que a oferta de empregos.

Qual é a melhor maneira de se diferenciar nesse mercado de trabalho que tem se tornado cada dia mais competitivo? Confira a importância do marketing pessoal para a sua carreira!

O que é o marketing pessoal

Podemos considerar o marketing pessoal como a forma pela qual o candidato se faz notado pelas suas competências e habilidades. Todo ser humano possui qualidades individuais que o diferenciam dos demais.

Fazer com que as pessoas notem o seu talento e apostem em sua carreira é um dos objetivos do marketing pessoal. Mas não pense que o marketing pessoal se resume a um discurso sobre as suas características positivas. Trata-se de uma ferramenta que tem por objetivo a valorização do indivíduo, partindo do princípio de que cada um possui uma marca pessoal, que precisa estar associada a qualidades e requisitos exigidos no mercado de trabalho.

Como a sua aparência pode te ajudar

A impressão que você deixa nas pessoas pode definir o seu futuro, principalmente em relações profissionais. Muitas portas já foram abertas ou fechadas em função da aparência.

Por isso, é importante cuidar do seu visual e isso requer investimento. Procure se vestir com elegância, mas com discrição e bom senso, respeitando cada ambiente onde tiver que se apresentar. Busque o equilíbrio entre a formalidade e a informalidade.

Sobre a sua fala

Outro aspecto importante a ser considerado em seu marketing pessoal é a maneira como você se comunica. O jeito de se expressar deve causar uma impressão positiva nas pessoas.

Para isso, deve-se observar o uso devido das palavras nas frases expressas, bem como a pronúncia correta delas. Evite o uso exagerado de gírias, ou em um outro extremo, a utilização de palavras muito difíceis e pouco usuais.

Busque sempre a objetividade! Uma boa maneira de aprimorar o seu discurso e torná-lo mais atraente é investir em cursos de oratória.

Dicas extras

Aliado ao visual e à uma boa oratória, algumas características contribuem para a formação do seu marketing pessoal. São elas:

  • Procure ser bem-humorado e adotar um discurso otimista, observando alguns parâmetros da realidade que for apresentada;
  • Desenvolva o senso de trabalho em equipe, pois trata-se de um fator entre os mais procurados pelas empresas;
  • Dê atenção às pessoas quando falar com elas. Olhe nos olhos. Sempre retorne seus telefonemas ou as mensagens que forem enviadas para você;
  • Cultive o hábito de dar feedback às pessoas, por menor importância que pareça ter o assunto tratado. Esse atributo é essencial e bastante admirado pelos gestores.

Para finalizar, integridade e honestidade são qualidades que complementam um bom currículo e que podem ser listadas entre as principais características de um marketing pessoal, para que se torne completo. Lembre-se, você possui uma marca que a todo tempo é notada pelas pessoas. Cuide e invista nela e, certamente, você irá colher bons frutos em sua carreira.

Na sua opinião, como o marketing pessoal pode contribuir com a sua carreira profissional? Comente!



Comentar

WhatsApp chat