Seja para quem está começando no mundo empresarial ou para quem está aqui há algum tempo, o processo de precificação é um dos mais importantes procedimentos que realizamos constantemente durante a vida útil da nossa empresa. Sempre que um novo produto é lançado ou precisamos rever algo do nosso catálogo, o processo de precificação precisa ser refeito. Muitas vezes, esse é o momento em que se determina se a empreitada será bem sucedida ou não.
Mas como utilizar o processo de precificação de produtos e de serviços para potencializar as suas vendas? Como dominá-lo a ponto de saber como agir para aumentar as receitas? Descubra a resposta para essas perguntas no nosso artigo de hoje!
Os conceitos que você precisa dominar
Para realizar a correta precificação de produtos e de serviços da sua empresa, a princípio é preciso dominar três pequenos conceitos que estão fora do dia a dia das pessoas:
Markup, Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio. São termos cujas definições, mesmo que simples, fazem grande diferença na hora de finalizar a precificação correta.
- Markup é, em poucas palavras, a porcentagem colocada em cima do valor de custo de um produto/serviço para chegar ao seu valor de venda; Vamos a um exemplo:
Suponhamos que a sua empresa produza sapatos. O custo de produção de cada sapato é de R$ 50, correto?
Você deseja ter um markup de 50%. Portanto, o valor de venda do seu sapato seria de R$75 (R$ 50 do custo de produção, mais 50% do markup = R$ 25).
- Já Margem de Contribuição é algo bem parecido, mas crucialmente diferente. Enquanto o markup é uma porcentagem colocada em cima do custo de produção, a margem de contribuição é o que sobra do valor de venda de um produto, descontados todos os seus custos.
Confuso? Vamos explicar:
Imagine aquele mesmo sapato de R$ 75. Ele custou R$ 50 para ser feito, mas você também tem que pagar 10% de impostos e 5% de comissão para o vendedor.
Portanto, descontados os impostos (R$7,5), a comissão (R$3,75) e o custo de produção (R$50) de cada sapato, sobra cerca de R$13,75 de margem de contribuição de cada item vendido. Parece simples?
Acompanhando até aqui? Ótimo, agora vamos para um conceito muito importante, que deve estar sempre na sua mente na hora de precificar produtos e serviços da sua empresa: o ponto de equilíbrio!
O ponto de equilíbrio
- O ponto de equilíbrio é o indicador que determina quanto você precisa faturar num mês para deixar as contas da empresa empatadas no zero a zero: nem prejuízo, nem lucro. É o que permite que você saiba o número de unidades de produtos (ou vezes que precisa realizar seus serviços) para alcançar o chamado “empate financeiro”, quando a sua empresa terá um lucro ou um prejuízo de R$0.
Para calculá-lo, você precisa determinar todos os custos fixos da sua empresa (aluguel, Internet, marketing e salários) e então dividi-los pela sua margem de contribuição. Vamos voltar para o exemplo dos sapatos acima?
Lembrando que eu ganho cerca de R$13,75 por unidade vendida, colocando todos os meus custos fixos.
Considerando que, entre salários e aluguel, gasto cerca de R$5.000 mensais. Isso significa que eu preciso vender aproximadamente 364 sapatos todos os meses para chegar ao meu ponto de equilíbrio — isso se eu só fizer um único tipo de sapato.
Como utilizar a precificação para aumentar as minhas vendas?
Sabendo como calcular corretamente o preço para o seu produto ou serviço, você pode obter uma certa margem de manobra na hora de potencializar as suas vendas. Talvez no começo do seu empreendimento seja mais vantagem diminuir o markup para poder vender mais.
Futuramente, você pode aumentá-lo para ter mais margem de contribuição com cada produto. Da mesma forma, você pode talvez diminuir o markup de um produto que vende menos para torná-lo mais atrativo, enquanto aumenta num produto que vende mais, gerando mais margem de contribuição ali e equilibrando as coisas no fim das contas.
Sabendo como as peças funcionam, o empresário pode montar o seu planejamento financeiro. Depois que já está dominando o mercado onde atua e conhecendo bem seus clientes, pode fazer vários tipos de estratégias com o objetivo de melhorar sempre e se manter firme no mundo competitivo dos mercados de varejo e atacado.
Nossas dicas foram válidas para te orientar no caminho da preficicação dos seus produtos/serviços? Siga os nossos conselhos e impulsione o seu negócio!