5 dicas de como fazer seu networking crescer

Os humanos são seres sociáveis e necessitam do relacionamento (networking) com outras pessoas para serem plenamente felizes e satisfeitos.

Os humanos são seres sociáveis e necessitam do relacionamento (networking) com outras pessoas para serem plenamente felizes e satisfeitos. No mundo corporativo, não seria diferente.

Empresários precisam de contatos para difundir e alavancar o seu negócio, o chamado networking. Um bom networking pode trazer muitos benefícios, como parcerias, investimentos, fornecedores e clientes. Portanto, fazer networking é indispensável para o seu crescimento profissional.

Gostaria de dicas para fazer o seu networking crescer e criar um bom relacionamento com ele? Confira 5 no nosso artigo de hoje!

1. Reconecte-se

Quem é tímido pode achar difícil chegar “na cara de pau” e começar a falar com estranhos, mesmo que seja por e-mail ou por alguma rede social. Um bom começo para se desinibir é retomar o contato com pessoas conhecidas que já não fala há algum tempo, mesmo aquelas que não podem ajudar diretamente no seu negócio.

Isso serve para os mais desinibidos também. Um de seus antigos amigos pode conhecer alguém que pode te ajudar diretamente e, como já são amigos, terá mais confiança em te indicar.

2. Use as redes sociais

O LinkedIn é uma rede voltada para contatos profissionais. Nele, você tem acesso ao currículo dos integrantes, podendo encontrar pessoas com expertise para ajudar em seu negócio.

O Facebook, apesar de ser uma rede informal, é extremamente útil para fazer networking. O ambiente mais descontraído pode até ajudar, mas tome cuidado com o que posta em ambas as redes. Tornar o seu perfil no Facebook sério demais pode ser muito forçado, por exemplo.

Fotos

Evite publicar fotos e assuntos que ainda são tabus, como bebidas, festas e assuntos polêmicos. Use a rede com moderação. Postar coisas mais informais no LinkedIn também pode ser prejudicial, já que é uma rede para assuntos mais sérios.

Troca de favores

Mantenha os contatos ativos. Procurá-los somente quando precisar pode trazer uma péssima imagem sua. Contatos são para troca de informações e de favores, beneficiando a ambos.

3. Participe de eventos

Palestras, workshops e feiras voltadas para o mundo corporativo são ótimos lugares para fazer networking. Mas ir só como ouvinte não adianta, você precisa falar com as pessoas. Pesquise sobre quem participará do evento. Assim, você terá uma ideia sobre bons assuntos para iniciar as conversas.

Aborde grupos ao invés de indivíduos. Com mais pessoas participando da conversa, fica mais difícil ela acabar abruptamente, além de ter diversas visões sobre o assunto que estão conversando.

Um bom ouvinte

Se achar falta de educação interromper o grupo com o seu assunto, fique perto dele escutando a conversa e participe quando houver abertura. Sendo um bom ouvinte, outros estarão abertos a te ouvir também.

Mas não demore muito, pois a oportunidade pode passar e não voltar. Sempre faça perguntas abertas e ouça atentamente às repostas, mostrando interesse.

Perguntas abertas são aquelas que não podem ser respondidas só com “sim” ou “não” ou outra resposta curta. Você é palestrante? Qual é o seu empreendimento? Essas são perguntas passivas de respostas de apenas uma palavra.

Como foi pra você montar a sua startup? Qualquer um vai se sentir muito feliz em responder sobre o seu negócio, afinal, é um investimento da pessoa. Se ela responder a essa pergunta com poucas palavras, realmente não quer papo.

4. Compartilhe ideias

Atualmente, o marketing de conteúdo está em alta. Portanto, tenha um blog sobre o seu negócio e poste assuntos que possam ser úteis para o público.

Poste regularmente e responda a comentários e dúvidas. Não faça só propaganda de produtos. Assim, você estará ajudando indiretamente várias pessoas e se tornando conhecido, atraindo mais clientes e possíveis investidores, além de criar autoridade sobre o assunto.

Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer alguma observação? Deixe o seu comentário e até o próximo post!